2008-03-26

Hora de Verão

Os ponteiros dos relógios serão adiantados uma hora na madrugada do próximo domingo em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, passando a vigorar a hora legal de Verão.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, quando for 1:00 de Domingo (30 de Março), os relógios serão adiantados 60 minutos, passando para as 2:00 horas da manhã.

Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à 00:00 de Domingo, adiantando o relógio uma hora, passando para a 01:00 da manhã.

Este ajuste efectuado no começo da Primavera vem adicionar 60 minutos ao tempo de Greenwich, sendo uma forma de poupar recursos, pois o dia começa mais cedo, o que permite um melhor aproveitamento da luz da manhã e também do final do dia, encurtando o tempo de utilização da iluminação artificial.

A ideia dos relógios serem adiantado para permitir aproveitar melhor as horas de sol foi do inventor Benjamin Franklin, em 1784 nos Estados Unidos da América.

A denominada "hora de Verão" foi adoptada em 1916 por alguns países europeus, inclusive Portugal, durante o período em que os dias são maiores.

De acordo com o Diário da República de 1996, dando cumprimento à Sétima Directiva n.o 94/21/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de Maio de 1994, a fixação da data e a hora comuns para o início e o fim do período da hora de Verão surge como forma de "facilitar os transportes e as comunicações e assim contribuir para o pleno funcionamento do mercado interno".


0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares